quarta-feira, 25 de março de 2009

Vassoura Voadora?È isto mesmo.No universo de Harry Potter













Nimbus
As vassouras Nimbus são conhecidas no livro por serem as melhores de todas. São produzidas pela Nimbus Racing Broom Company (Companhia Nimbus de Vassouras de Corrida), que foi fundada em 1967 por Devlin Whitehorn.

Nimbus 1000
A série Nimbus foi algo nunca visto antes, as 1000 alcançam velocidades de até 160 quilômetros por hora, capazes de fazer um giro de 360 graus em torno de um ponto fixo no ar e extremamente confiáveis. Os outros modelos (1001, 1500 e a 1700) são similares nas habilidades e sucesso.

Nimbus 2000
As Nimbus 2000 são descritas como polidas e reluzentes. Possuem cabo de mogno e uma longa cauda de palhas limpas e retas e a marca NImbus 2000 escrita a ouro próximo ao cabo.A Nimbus 2000 alcança mais de 160 quilômetros por hora, talvez mais, se a resistência do vento for abolida magicamente. O capitão do time da grifinória, Olívio Wood, sugere que Harry peça a melhor vassoura que a escola possa providenciar. Embora não fique claro quem arranjou o dinheiro para sua primeira vassoura, tanto no livro quanto no filme parece que foi mesmo a professora McGonagall, uma vez que ela assinava o bilhete que veio junto com a vassoura. Parece que Harry ainda guarda os pedaços, como recordação de sua primeira vassoura.Quando essa vassoura apareceu pela primeira vez no livro, ficou implícito que era o modelo mais rápido que havia. Isso deve ser entendido como, que era o modelo mais rápido das Nimbus. É dito que a Firebolt é a vassoura de corrida mais rápida que foi criada até hoje. Ela não aparece até Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, quando é descrita como uma novíssima vassoura que surgiu naquele verão. Até pode ser que ela já existisse anteriormente, mas não havia sido vista. A Firebolt deve ter sido desenvolvida nos dois anos anteriores, e foi aplaudida pelo mundo mágico.Uma vez que o livro Quadribol através dos séculos descreve o desenvolvimento de várias vassouras, podemos acreditar que a Firebolt era um estudo em progresso na época em que Harry estava no segundo ano, uma vez que ele passa apenas dois ou três meses com os Dursleys, antes de voltar para Hogwarts.

Firebolt
A Firebolt (ou Flecha de fogo) está num nível profissional e avançado de vassoura voadora e é a mais cara que existe.
De acordo a loja Artigos de Qualidade para Quadribol,que fica no Beco Diagonal, a vassoura é feita com madeira de freixo, com a cauda de ramos de bétula, é capaz de alcançar 240 quilômetros em 10 segundos (o que é extremamente alto para vassouras) e também, aparentemente incorpora um feitiço inquebrável de freagem.
Ela foi anunciada como sendo a vassoura mais rápida e avançada à venda, e parece que isso condiz plenamente com a realidade. O preço não está mencionado, é preciso fazer uma consulta.
Harry Potter ganhou uma Firebolt de seu padrinho Sirius Black no Natal, depois que sua velha Nimbus 2000 foi destruída pelo Salgueiro Lutador.
Ela foi usada pelos times da Irlanda e da Bulgária durante a Copa do Mundo de Quadribol

Comet
As Comets são mais baratas do que as Nimbus e são mais comuns nos jogos amadores de quadribol. Elas foram criadas pela Companhia de Comércio Comet para competir com as Cleansweep. Os diferentes modelos da Comet incluem, Comet 140, Comet 180, Comet 260 e Comet 290.A Companhia de Comércio Comet foi fundada por Randolph Keitch e Basil Horton em 1929. Sua primeira vassoura foi a Comet 140. A competição entre as fábricas Comet e Cleansweep prosseguiu até 1930, quando outros modelos chegaram ao mercado (como as Tinderblast e Silver Arrow). No livro Harry Potter e a Pedra Filosofal é dito que Draco Malfoy tinha uma Comet 260.

Cleansweep
Cleansweeps são parecidas com as Comets. Os diferentes modelos de Cleansweeps são Cleansweep Um, Cleansweep Dois e assim vai até a Cleansweep Onze. A maioria da família Weasley parece ter tido Cleansweeps. Como presente por ter sido escolhido monitor, Rony ganha uma Cleansweep Onze, novinha. Ela tem o cabo de carvalho espanhol, verniz contra azaração e mecanismos de controle de vibração.A Companhia de Vassouras Cleansweep, que produziu essas vassouras, foi fundada em 1926 por Bob, Bill e Barnaby Ollerton. A Cleansweep Um ganhou fama de ser a primeira vassoura manufaturada apenas para uso esportivo.

Oakshaft 79
A Oakshaft foi produzida pelo vassoureiro Elias Grimstone de Portsmouth em 1879 (por isso o número 79). Foi desenhada para ter grande autonomia de vôo e resistência aos ventos de altitude, contudo era muito lenta e pesada para ser usada em esportes. A Oakshaft foi usada na primeira travessia do Atlântico por Jocunda Sykes em 1935 (até então os bruxos preferiam viajar de navio, em vez de confiar em vassouras para vencer longas distâncias.)

Moontrimmer
A Moontrimmer foi desenhada por Gladys Boothby em 1901 e representou um salto de qualidade no segmento de vassouras esportivas, com um cabo delgado e habilidade de atingir altitudes mais elevadas. Gladys não conseguiu produzir vassouras na quantidade necessária, de modo que foi superada pela Silver Arrow.

Silver Arrow
A Silver Arrow foi a precursora das vassouras esportivas, podendo chegar a 112 quilômetros com vento de cauda. Como a Moontrimmer, no entanto, ela era produzida por um único bruxo, Leonard Jewkes e ele também não deu conta da demanda e acabou saindo do negócio (eventualmente seu lugar foi ocupado pela série Cleansweep).Madame Hooch comenta que a Firebolt parece com a Silver Arrow que ela teve na juventude.

Tinderblast e Swiftstick
A Tinderblast foi lançada no mercado em 1940 por uma companhia Floresta Negra, a Ellerby and Spudmore. A Tinderblast tem excepcional flexibilidade, mas não é rápida como as Comets ou as Cleansweeps. A Swiftstick foi a segunda vassoura produzida por Ellerby e Spudmore, mais rápida que a Tinderblast, mas ela perdia potencia durante a subida, de forma que nunca se tornou popular.

Shooting Star
A Shooting Star foi apresentada pela Universal Vassouras Ltda em 1955 como a vassoura de corrida mais barata (até aquele momento). Depois de um tempo porém, constatou-se que a Shooting Star perdia velocidade e altura a medida que envelhecia e a Universal Vassouras fechou as portas em 1978. Durante algum tempo a vassoura de Rony foi uma Shooting Star até ser substituída pela Cleansweep Onze. Harry Potter também usou uma Shooting Star que pertencia à Escola durante um treino de quadribol, quando a Nimbus foi destruída e ele ainda não tinha ganho a Firebolt.

Twigger 90
A Twigger 90, lançada em 1990, destinava-se segundo seus fabricantes Flyte e Barker a substituir a Nimbus na liderança do mercado. No entanto embora tivesse um acabamento requintado, inclusive vários recursos como um aviso sonoro e correção automática de rumo, descobriu-se que a Twigger empenava em alta velocidade, e ela acabou ficando mal falada. Dizia-se que era usada por bruxos que tinham mais galeões do que bom senso.

Bluebottle
A Bluebottle é uma vassoura que foi mencionada em Harry Potter e o cálice de fogo. Não se sabe muito a respeito dela a não ser o que, antes dos jogos da Copa do Mundo de Quadribol, aparece nas propagandas. Está anunciado que é uma boa vassoura para toda família e que ela é famosa pela segurança e flexibilidade. Ela também traz embutido um alarme contra roubo. É uma vassoura como um carro sedan (no mundo dos trouxas) ótima para a família, mas não uma boa vassoura esportiva.

Um comentário:

  1. Mesmo sendo um artigo de 2009, até agora mesmo já estando em 2017 foi um dos sites mais completos que eu achei na minha busca.
    <3

    ResponderExcluir